REUNIO DE DIRETORIA 01/2018 - ATA
 
Aos 11 dias do mês de janeiro de 2018, na sede do Metrópole Xadrez Clube, reuniram-se os membros da diretoria executiva da FGX, abaixo assinados, para deliberar sobre o término do Circuito Gaúcho de Xadrez 2017 e definições quanto aos seus campeões, as diretrizes para 2018, além de ratificar a decisão sobre as anuidades dos clubes de 2017. Ficou decidido o seguinte:
 
1. O Torneio Aberto de Xadrez Rápido de Capão da Canoa, que será realizado em 24/02/2018 e  organizado pela FGX em parceria com o MXC, valerá para pontos para o Circuito Gaúcho de Xadrez Rápido de 2017, conforme descrito no Caderno de Encargos de 2017 e regulamento do Circuito. Assim sendo, os 5 primeiros colocados acumularão pontos para a definição com campeão estadual de xadrez rápido 2017, lembrando que o campeão tem vaga assegurada na final do Estadual de Xadrez Clássico.
 
2. A final do Campeonato Estadual de Xadrez Clássico de 2017, será realizada em 09, 10 e 11/03/2018, em local a ser divulgado. Como houve apenas uma etapa do Circuito Gaúcho de Xadrez Pensado, estão automaticamente classificados os 3 primeiros colocados, em dia e federados pelo RS, no torneio de aniversário do MXC,  realizado em novembro de 2017, a saber, Luiz Ernesto Serra Azul da Fonseca, Gen. Jorge Alberto Duardes Boabaid e Márcio Neron Camargo Dornelles. Além dos três enxadristas mencionados, o Campeão Gaúcho de Xadrez Rápido de 2016, Dayan Deste, também está pré-classificado, conforme o regulamento da Final. 
 
3. A terceira e última etapa do Circuito Gaúcho de Xadrez Blitz será realizada simultaneamente com a final do estadual de xadrez clássico, de forma que a pontuação, com fins de indicação do Campeão Gaúcho de Blitz, será contada em dobro, conforme regulamento do Circuito, no dia 10/03/2018 (sábado).  Desta forma, os campeões estaduais de blitz e de xadrez clássico de 2017 serão conhecidos no mesmo final de semana.
 
4. Todas as competições oficiais da FGX a partir desse final de semana passam a contar para os Circuitos Gaúchos de Xadrez de 2018, para cada modalidade.
 
5. Em função de não haver tido demanda pelos clubes e organizadores para a realização dos campeonatos nas modalidades Sub20 e Feminino, não haverá indicação dos respectivos campeões para o ano de 2017. Torneios destas modalidades voltarão a ser realizadas 2018, conforme o Caderno de Encargos de 2018.
 
6. O Caderno de encargos de 2018 apresentará simplificações em relação ao de 2017 e será publicado em breve no site da FGX e na página da FGX no Facebook, com o devido destaque.
 
7. A diretoria ratifica a decisão tomada em 2017, de isentar a anuidade dos clubes que organizaram competições oficiais da FGX/CBX/FIDE e que estavam com a anuidade em dia em 2016, pela parceria em promover e fomentar o xadrez no RS. Portanto ficam isentos da anuidade de 2017, o Metrópole Xadrez Clube e Clube de Xadrez de Santa Maria.
 
8. Em relação às anuidades dos clubes em 2018, ficou decidido que todos os clubes filiados, ou que quiserem se filiar, conforme determina o estatuto da FGX, ficarão isentos da anuidade de 2018, se organizarem duas competições oficiais dos Circuitos Gaúcho de Xadrez, sendo elas em quaisquer das três modalidades, blitz, rápido ou pensado. Se o clube realizar apenas uma etapa, ficará isento de 50% da anuidade e se não realizar nenhuma, não terá desconto na anuidade de 2018. Para implementação desta política, os clubes deverão anunciar o compromisso da realização dos torneios no ato de pagamento das respectivas anuidades. Fica ressalvado que todos os clubes deverão providenciar a regularização de seus documentos e enviá-los a FGX por email, para que possam ser atendidas todas as formalidades estatutárias.
 
9. Será publicado no site da FGX e no seu Facebook oficial, a nominata dos diretores da FGX atualizada para 2018.
 
Sendo o que tínhamos para o presente momento, lavro a presente ata, que vai assinada por mim secretário da reunião e pelo presidente da FGX.
 
César B. Viegas
Presidente
 
Iran Baier 
Secretário - Reunião 01/2018.
 
Diretoria Executiva Presente: 
 
Ronald Otto Hillbrecht – Vice-Presidente
Márcio Bidigaray – VP Comunicação
 
 



Voltar